Quem somos
Fundação
Dia 14 de Outubro de 2007
Fundadores
68 membros fundadores
1.ª Comissão
Luís Rodrigues, Armando Maçanita, José de Sousa, António Silva e Jorge Frias
N.º de Associados
711 associados
Missão e objectivos da APPSA
-
Promover a sustentabilidade
Promover a Pesca Submarina e a Apneia, numa lógica de harmonia, entre o direito à sua prática e a preservação das espécies marinhas.
-
Dignificação da pesca submarina
Promover actividades que visem a dignificação da Pesca Submarina enquanto arte de pesca leal e amiga do ambiente
-
Informar e sensibilizar
Promover actividades e sessões de formação, sensibilização, informação, estudo e esclarecimento relativamente à Pesca Submarina, à Apneia e a tudo quanto com elas se correlacionam
-
Colaborar
Colaborar com entidades públicas e privadas em acções que visem a conservação da fauna marinha, em conformação com o direito à prática da Pesca Submarina
-
Defender os interesses da comunidade
Representar e defender os interesses de todos os associados nas matérias relacionadas com os objectivos da associação
-
Criar sinergias
Cooperar com outras associações de pescadores e de apneístas, nacionais ou estrangeiras, e entidades oficiais, em tudo o que for de interesse para esta associação e para os objectivos da mesma
-
Apoiar o desenvolvimento
Realizar, apoiar e participar em manifestações culturais, científicas, desportivas ou festivas que revistam interesse para esta associação
-
Actuar na defesa do ambiente
Promover e participar em iniciativas relacionadas com as boas práticas de protecção ambiental dos recursos marinhos.
Mensagem do Presidente
Oeiras 15 de Junho de 2016
Caros Associados e companheiros de Mar.
É na qualidade de presidente da direcção da A.P.P.S.A. (Associação Portuguesa de Pesca Submarina e Apneia), eleito na passada Assembleia Geral de 29 de Abril do corrente ano, que vos apresento os meus cumprimentos.
Gostaria de agradecer ao meu amigo José de Sousa, o empenho que teve nestes anos, para levar a cabo todas as funções como presidente desta associação.
Uma imensa dedicação e esforço em prol da comunidade de Pescadores Submarinos e Apneistas com a paixão que nutre por esta actividade. Muitas horas dedicadas aos assuntos que deveríamos ter todos como nossos e com a responsabilidade de avançarmos quando chamados. Com muita pena minha, deixa a direcção, mas estará por perto integrando o Conselho consultivo. Bem hajas Zé e o meu obrigado!
O caminho faz-se caminhando e com a equipa reforçada, tenho a convicção absoluta de que a A.P.P.S.A. continuará a cumprir os seus desígnios e preparada para continuar a defender os interesses dos Pescadores Submarinos e Apneistas.
Novos e difíceis desafios se adivinham e esta paz aparente é muitas vezes camuflada com desenvolvimentos de bastidores que intencionalmente, ou não, acabam por prejudicar a nossa actividade.
O futuro Plano de Ordenamento dos Parques Naturais e a Legislação e a criação de Parques nos Arquipélagos do Açores e da Madeira, prevêem algumas batalhas difíceis que teremos todos que enfrentar brevemente.
É neste sentido que aproveito para apelar ao reforço e à manutenção da nossa Associação. Só com as cotas dos associados em dia e com a entrada de novos sócios é que poderemos ter a solidez e dimensão necessária para discutir ombro a ombro com as diferentes entidades aquilo que julgamos ser justo para as nossas modalidades.
Isto só será possível com a ajuda de todos. Mesmo aqueles que pouco tempo dispensam a um maior empenho nestas lides, devem entender que aquilo que usufruem na actual legislação e zonas de pesca, se deve em tudo, ao esforço dos companheiros de actividade, que marcaram e marcam presença com a sua cota, na continuidade da Associação. A Pesca submarina não vive sozinha, vive das entidades oficiais, F.P.A.S., Associações, Clubes, Marcas, entidades apoiantes e dos praticantes e só todos juntos se levaremos a modalidade a bom porto.
Sei que entre os milhares de Pescadores Submarinos é muito difícil gerar consensos e há e haverá sempre diferenças de opinião mas arrisco dizer que há um tema em que todos estamos de acordo, o nosso AMOR incondicional pelo MAR e pela Pesca Submarina e a vontade de poder ver os nossos descendentes praticar esta modalidade e que a mesma seja reconhecida como sustentável.
Nota-se um crescimento e um maior empenho por parte dos praticantes o que é de saudar. Os Grupos,as provas, encontros e eventos são um bom exemplo de tudo o que de positivo tem a modalidade.
Apelo a todos, como Pescador submarino, que nos unamos, relembrando a importância do que acabei de referir. Como pai de um “pescadorzinho submarino” de 10 anos quero que a Pesca Submarina seja uma modalidade de futuro e com futuro passada de Pai para filho, de geração em geração. É este sentir com o coração a nossa actividade, que faz de nós “pescadores submarinos”. É por esta paixão que devemos ser a primeira linha de defesa ética na protecção do MAR e dos seus Ecossistemas.
Um abraço
Armando Maçanita
Presidente da direcção
Estatutos e Regulamento Interno da APPSA
Órgãos sociais da APPSA
Direcção
Presidente – Armando Maçanita
Vice-Presidente – António Silva
Tesoureiro – Diogo Duarte
1º Secretário – Pedro Costa Santos
2º Secretário – Henrique Borges
Assembleia Geral
Presidente – Rui Patrão
1º Secretário – Pedro Santana
2º Secretário – Miguel Ferreira
Conselho Fiscal
Presidente – Andreia Maçanita
Vice-Presidente – Paulo Martins
Secretário – David Fernandes
Delegações da APPSA
Norte
Delegado – Ricardo Maio
Sul
Delegado – Pedro Silva
Madeira
Delegado – Pedro Morna
Açores
Delegado – João Pedro Barreiros
Delegações da APPSA
Comissão de Eventos
Coordenadora – Andreia Maçanita
Delegado – Paulo Martins
Delegado – Rui Vasco Casimiro
Delegado – João de Castro
Delegado – Tomás Barata
Delegado – Tiago Martins
Informática e Audiovisuais
Tiago Martins
Conselho Consultivo
Presidente – José Moreira Rato
Conselheiro – José de Sousa
Conselheiro – António Mourinha
Conselheiro – António Luiz Pacheco
Conselheiro – António Bessone Basto
Conselheiro – João Oliveira e Silva
Conselheiro – Rui Torres
Conselho Científico
Presidente – João Pedro Barreiros
Conselheiro – João Boavida
Conselheiro – Dina Salvador